http://www.aillet.com

Traductions Allemagne Royaume-Uni Russie Espagne Pays-Bas Portugal

Vidéo   ► Présentation du lieu de stockage des sables

Vidéo   ► Présentation en italien par Santino Manzini

Vidéo   ► Présentation en portugais par Manuel Vaz Portugal

 

 

 

0402 0406 0434 0469 0482 0476 0350 0380

 

 

<< O Solitário... das marés >>

Objecto : recolha internacional de areia para realização do diamante "Antée" destinado a encimar o projecto "O Solitário... das marés".

Os factos : Desde 2005, peço às pessoas que se façam fotografar no momento exacto em que recolhem dois punhado de areia e em seguida de me enviarem as fotos e a areia , de maneira que consiga atingir o objectivo das 7 000 recolhas de areia de todos os mares do mundo, e assim reunir a sílica necessária para coroar o projecto.

Desde que lancei este apelo por intermédio da Internet, deixo-vos apreciar, a qualidade das pessoas que já se implicaram no projecto, bem como os resultados obtidos e em especial a participação especial de 5 astronautas , um dos quais já palmilhou a Lua :

Jean-François Aillet, sculptor, convida-vos a recolher uma areia (do riacho, da queda de agua, do lago, do rio, da gruta, do deserto, da praia, etc, com excepcçao da areia da construção civil), como por exemplo já o fizeram os alunos da escola da ilha de Sein (n°196), da ilha de Aix (N° 199), da ilha de Molène (N°238), ou ainda por estes cinco jovens trissomicos de Honfleur (N°177), ou por este agricultor que com a ajuda do seu filho e com uma escavadora foram buscar no meio do campo a areia fóssil do Jurássico (N°146). Ou ainda, como aconteceu com estes aventureiros da América do Sul, que fizeram as suas recolhas no cimo do Cerro Blanco (N°136), ao pé do Machu Picchu (N°153), ao fundo do mais profundo canyon do mundo (N°145), no maior deserto de sal do planeta (N°148), na ilha do Sol no meio do lago Titicaca (N°147). Ou ainda, como aconteceu com as areias recolhidas pelo Administrador do Centro dos Monumentos Nacionais da Abadia do Monte S. Miguel (N°94), pelo fisico Pascal Hersen (N°84), pela cineasta Penny Allen (N°91) ou pelo coreografo Carol Vanni (N°21). Ou ainda como aconteceu com as recolhas feitas pelos oceonografos do Serviço Hidrografico e Oceonografico da Marinha Nacional (SHOM) (N°240), pelo presidente do Instituto Francês do Mar (N°106), ou por esta biologista do Instituto Paulk Emile Victor (IPEV) na ilha de Kerguelen (N°50), ou pelo Inspector Geral das Finanças da NATO em Zanzibar (N°95). Ou ainda como aconteceu com a recolha dos Astronautas da MDRS 43, na estaçao espacial marciana de treinos da MDRS (Mars Desert Research Station), enquanto se entreinavam para o projecto Marte (n°96).

Desde 2005, convido quem quiser a fazer-se fotografar no momento que recolhe dois pequenos punhados de areia, o material mais pobre da planeta. O material mais comum. Material que nao se pode comprar nem vender : a areia. Convido o pessoal a enviar-me pelo correio a areia e as fotos. Recolho e procuro a materia prima para realizar o diamante "Antée" que vai encimar o projecto "O Solitario... das marés".

Desde entao, centenas de pessoas do mundo inteiro, conhecidas ou anonimas, vieram apoiar esta dinamica, fazendo-se fotografar no momento exacto em que recolhiam areia nas quatro partes do mundo. Para festejar a chegada da centésima recolha provinda de Copacabana, O Centro dos Monumentos Nacionais pôs-me à disposiçao o Mont-Saint-Michel, em 2007, onde organizei o primeiro encontro internacional para a gloria do "Solitario... das marés". Tomei a resoluçao de fazer-me chegar às maos 7 000 recolhas, acompanhadas de 7 000 retratos, para compor progressivamente um fresco linear que ja conta actualmente mais de 160 metros de comprido. E obra !

A 500° recolha, memoravel e formidavel, queiram aprecia-la : foi realizada pelo Astronauta francês Jean-François Clervoy e toda a equipa de Novespace, em condiçoes excepcionais. A N°660, historica e transgeneracional foi realizda em Tahiti pelo Astronauta americano Charlie Duke com a sua adoravel mulher Dottie. Charlie Duke é um dos 12 raros homens que tiveram a sorte de por um pé na Lua aquando da Missao Apollo 16.

Você, participe também ! Faça uma recolha original e exemplar. Faça uma oferta de areia e convide também os seus amigos e conhecidos a fazer a mesma coisa, com o material mais pobre do mundo, o mais humilde da planeta, aquele que nao se pode nem comprar nem vender !

Objectvo : Juntar, o mais rapidamente possivel, 7 000 areias de todos os mares do mundo recolhido por 7 000 pessoas por esse mundo fora ! De maneira a juntarmos a silica necessaria para realizar um diamente destinado a coroar o projecto " O Solitario... das marés" e também conceber uma praça publica destinada a acolher as areias de todos os mares do mundo envolvidos neste projecto.

O pedido : sera que querem participar e repercutir este convite entre os vossos amigos ? Estou a preparar o segundo encontro internacional para este projecto. O primeiro realizou-se no cimo do Mont-Saint-Michel em 2007 e foi acolhido pelo Centro dos Monumentos Nacionais . A 1 000° recolha, sera feita pelo Astronauta francês Jean-François Clervoy que vai enviar para zona espacial sem gravitaçao, pela ocasiao de um voo Novespace, um cubo contendo simbolicamente 1 000 micro-tubos criogénicos contendo cada um 1ml de areia das 1000 primeiras recolhas!

Podera recolher informaçoes suplementares, necessarias a sua propria analise, no meu site : www.aillet.com inclusivé podera escutar a minha ultima entrevista radiofonica com este astronauta e difundida por Radio France.

 

Jean-Francois Aillet

10 Allée des Tilleuls

F-14860 Amfréville / Normandie

FRANCE

Europe

 

Tél. : 0033(0)643 128 229

e-mail : aillet@aillet.com

 

 

Taduction Manuel Vaz, 21.04.2013.

 

 

 

 

0016 0085 0091 0096 0101 0110 0215 0241

 

 

http://www.aillet.com

Traductions Allemagne Royaume-Uni Russie Espagne Pays-Bas Portugal

Vidéo   ► Présentation du lieu de stockage des sables

Vidéo   ► Présentation en italien par Santino Manzini

Vidéo   ► Présentation en portugais par Manuel Vaz Portugal